Pular para o conteúdo

11 dicas práticas para economizar no supermercado

11 dicas práticas para economizar no supermercado

Educação Financeira

Economizar

20 Dec 2019

11 dicas práticas para economizar no supermercado

As compras de supermercado são uma fatia significativa do orçamento do mês. Quer saber como economizar e evitar gastos desnecessários? Confira as dicas!

Escolha como quer aprender:

Sabe quando você chega em casa e vê que comprou a mesma fruta que estava há um tempão na geladeira?

Quando faz uma compra de valor alto e logo depois encontra o mesmo item em promoção em outro lugar? 

Ou percebe que esqueceu de comprar vários produtos assim que volta do mercado para casa?

Acertar a quantidade e o que precisa ou não entrar no carrinho nas compras do dia a dia exige atenção e planejamento. E nós estamos aqui para ajudar você a criar uma rotina que vai facilitar seu dia a dia e aliviar seu orçamento. Confira abaixo as nossas dicas!

 

1 - Faça uma lista de compras 

O planejamento começa em casa, antes de você sair para o mercado. E o seu celular pode ser um grande aliado! Ter uma lista é indispensável. Você pode se organizar de várias maneiras: anote o que precisa no celular, deixe um bloquinho de papel onde cada membro da família anota o que precisa ou baixe um aplicativo específico para listas de compras.

 

2 - Aproveite programas de cupons e descontos 

Outro aplicativo que vai te ajudar a economizar é o da loja que você frequenta, que mostra promoções e cupons de descontos. Antes de sair de casa você já fica sabendo o que está com preço atraente e pode colocar esses itens em liquidação na sua lista. No Carrefour, por exemplo, você pode baixar o APP do Meu Carrefour e conferir todas as promoções antes de ir ao mercado.

 

3 - Use os benefícios do cartão de crédito 

Além disso, você pode aproveitar promoções associadas ao seu cartão de crédito, principalmente nas compras maiores, como pneus e eletrodomésticos. Aproveite para conferir os benefícios exclusivos do cartão Carrefour, como descontos e primeira parcela paga de alguns produtos. 

 

4 - Registre o que tem em casa 

Outra dica não exige nenhum conhecimento de economia. Antes de sair, abra a geladeira e a dispensa e tire fotos. O ideal é sempre ter uma lista, mas a foto ajuda você a saber o que já tem e o que está faltando.

 

5 - Planeje o cardápio da semana 

Na sua listinha, além do que acabou e precisa de reposição, você também vai colocar ingredientes para as refeições dos próximos dias, não é?

Para elaborar a lista, planeje com antecedência o cardápio para a semana toda. Assim você compra todos os ingredientes que vai precisar e ainda pode usar os mesmos ingredientes em vários pratos diferentes. Planejando o cardápio você acerta na quantidade e não desperdiça itens que estragam mais rápido, como queijo, tomate e verduras.

 

6 - Selecione ingredientes de forma inteligente 

Para economizar nos ingredientes, pense em receitas e sobremesas que usam frutas e verduras da época, que são mais baratas, frescas e sustentáveis. Afinal, não viajam de tão longe, como os vegetais importados. 

Tem casa onde sempre sobra um pouco do almoço ou jantar e a comida acaba no lixo. Se for o caso da sua família, vá ao mercado já pensando em ingredientes que podem renovar os restos. Por exemplo, o arroz fica atraente de novo quando vira risoto, canja ou bolinho.

 

7 - Aproveite promoções de materiais de higiene e limpeza 

Além de alimentos, você precisa de materiais de higiene e limpeza. Eles oferecem grandes oportunidades de economia! Afinal, não estragam, por isso você pode aproveitar promoções comprando quantidades maiores, ainda mais se tiver espaço para guardar.

 

8 - Dê chance às marcas alternativas

Você também pode testar marcas mais acessíveis, que estão em liquidação. Adquira uma quantidade pequena e, se essa marca mais barata for aprovada pela sua família, você muda esse hábito e vai economizar nas próximas compras.   

Aliás, pare para pensar porque você compra algumas marcas e não outras. Às vezes a gente confia em uma marca só por causa do marketing, do garoto-propaganda ou porque era a preferida da nossa mãe ou avó. Experimente alternativas. Você pode gostar e economizar!

 

9 - Saiba o preço de tudo! 

Outra dica é guardar na cabeça os preços dos produtos que mais compra. Desta forma, percebe quando algo está realmente barato ou se ficou bem mais caro e a compra precisa ser repensada.

 

10 - Organize tudo antes de comprar 

Casa organizada também é sinônimo de economia. Quando cada coisa está no devido lugar, você enxerga tudo o que tem e não faz compra repetida. Assim você evita, por exemplo, comprar pilhas ou lâmpadas e descobrir que já tinha esses itens no fundo de uma gaveta.

 

11 - Seja mais sustentável 

Por último, planejamento e economia andam de mãos dadas com sustentabilidade: antes de sair para o mercado, lembre-se de pegar sacolas retornáveis e saquinhos para colocar os vegetais que precisam ser pesados. Assim você diminui o uso de plásticos e o planeta agradece.

Conte com o Carrefour Soluções Financeiras na sua jornada para aprender a economizar nas compras do dia a dia e assumir o comando das suas contas!